Passo a passo restaurar um import no Oracle RDS da AWS. Obs: Primeiramente… para acessar e manusear o servidor RDS, foi utilizada uma máquina EC2 Windows com o Oracle Client instalado, ele foi usado para conectar remotamente no RDS e conseguir executar os comandos no SQL Plus.
1. Certificar-se que a Instance criada tem a mesma collation do servidor de origem; 2. Criar as tablespaces no servidor RDS; 3. Copiar para a instance que vai ser usada para comunicação (uma EC2 na mesma região da AWS no meu caso) o import a ser utilizado.
4. Criar o dblink com o servidor da RDS:
5. Utilizando este DB_LINK, copiar o import para o RDS:
Obs: Por padrão, o DATA_PUMP_DIR já existe no servidor RDS (apontando para /rdsdbdata/datapump), basta criá-lo no EC2 também.
6. Após a cópia e a preparação do ambiente RDS (Criar tablespaces, usuários, grants, etc), rodar o Import via DBMS:
Obs: O Filter_Metadata é o responsável para filtrar o que vai ser importado (schemas, no caso do import tradicional); O remap tablespace foi necessário no meu caso, mas não é obrigatório.
Feito isso, o job será criado e o import será feito em background com o arquivo de backup (que está localmente no disco da RDS), basta acompanhar utilizando o arquivo de log mencionado no job, para acessar este arquivo basta (conectado dentro do sqlplus da RDS):
Para apagar o dump após o import:
Dúvidas? silverio@siltechconsult.com.br
Comentarios